sábado, 4 de abril de 2009

3ª PAN - CVAtlântico - 27, 28 e 29 de Março

Boas pessoal, demorei a cá vir mas mais vale tarde do que nunca. Vim-vos informar de como decorreu a última prova para o ranking nacional da minha classe Laser 4.7, no Clube Vela Atlântico, este fim-de-semana. Os três dias foram de grande emoção, entusiasmo e bastante esforço físico e mental, para aguentar a pressão.
O primeiro dia (Sexta-feira) foi de bastante calma e muito relaxado porque de facto sabia o que estava a fazer. Fizemos apenas uma regata e ganhei-a com alguma distância e conforto, sem muitas preocupações. O vento rondava os 20/25 nós, uma vaga com bastante oscilação e rajadas ligeiramente complicadas de aguentar.
No segundo dia as condições mantiveram-se mais ou menos as mesmas o que me deu para obter o mesmo resultado que no dia anterior. Houve um pequeno problema durante esta regata, dado que a bóia 3 descaiu para fora do percurso e a Comissão de Regatas nem sequer fez nada para avisar ou recuperar a bóia, o que fez com que todas as frotas, excepto um único "super-velejador" tenha, supostamente, feito o percurso correctamente, ou seja, completar um percurso impossível. Pronto, tudo bem, não há problema. Neste dia eu decidi apenas tomar o pequeno-almoço e como não aparentava ter fome não comi mais nada ao longo do dia, até à tarde. Quando decidi comer, comi demasiado rápido o que fez com que o meu estômago se ressentisse e tenha estado com vómitos, chegando mesmo a desmaiar em plena farmácia. Devido a este pequeno incidente decidi não realizar as regatas de Domingo dado que não me sentia em condições para forçar aquele esforço físico que teria que fazer; também não fui para o mar fazer regatas pela incompetência, arrogância e irresponsabilidade da Comissão de Regatas, o que achei bastante desagradável. Apesar das condições em que me encontrava, decidi não ir para dentro de água nesse dia tornando essa mesma atitude um protesto legítimo e pacífico contra uma Comissão de Regatas que no dia anterior não teve em consideração o esforço que os atletas tiveram para efectuar a regata e anulou a mesma evocando motivos, mais que não sejam "estranhos, só para não lhes chamar outra coisa, e como no Domingo tive que me levantar às 07:00h da manhã para às 09:00h sair para o mar, conforme nos tinha sido solicitado pela Comissão de Regatas alterando a hora da primeira regata, como já se tinha sucedido no dia anterior, essa mesma Comissão entendeu que os Laser 4.7 e a sua frota de 29 velejadores não eram importantes o suficiente e como tal à referida hora içaram a bandeira "D" para a frota Standard e Radial, visto ser nesta última frota que lá estavam as "estrelas" e tendo estas duas frotas realizado três regatas com condições extremamente razoáveis, tendo a frota de 4.7 ficado à espera que o Excelentíssimo Sr. Presidente da "Comissão de Regatas" se lembrasse de enviar a frota para a água já quando as condições atmosféricas, em termos de vento e ondulação, eram desaconselháveis para a realização de qualquer regata. Sendo assim, mais de metade da frota, incluindo-me, ficou em terra, não tendo realizado a dita regata de 10 minutos, sendo esta atitude entendida como um protesto à conduta incorrecta da "comissão de regatas". Quanto a este assunto não tenho mais nada a acrescentar. É de realçar que tomei esta atitude em conjunto com o meu treinador, mesmo estando eu no primeiro lugar da classificação geral provisória. Porque realmente custou-me fazer 700 km para realizar regatas e o que acho que foi feito foi uma falta de respeito para com os velejadores e quem os acompanha.

Até à próxima regata e peço imensas desculpas por tanta conversa e pela tremenda demora a escrever esta notícia, dado que já se passou mais que uma semana.
Agradecia desde já que comentassem esta notícia e dessem a vossa opinião a este meu desagrado pessoal.
Bons ventos.