sábado, 4 de abril de 2009

3ª PAN - CVAtlântico - 27, 28 e 29 de Março

Boas pessoal, demorei a cá vir mas mais vale tarde do que nunca. Vim-vos informar de como decorreu a última prova para o ranking nacional da minha classe Laser 4.7, no Clube Vela Atlântico, este fim-de-semana. Os três dias foram de grande emoção, entusiasmo e bastante esforço físico e mental, para aguentar a pressão.
O primeiro dia (Sexta-feira) foi de bastante calma e muito relaxado porque de facto sabia o que estava a fazer. Fizemos apenas uma regata e ganhei-a com alguma distância e conforto, sem muitas preocupações. O vento rondava os 20/25 nós, uma vaga com bastante oscilação e rajadas ligeiramente complicadas de aguentar.
No segundo dia as condições mantiveram-se mais ou menos as mesmas o que me deu para obter o mesmo resultado que no dia anterior. Houve um pequeno problema durante esta regata, dado que a bóia 3 descaiu para fora do percurso e a Comissão de Regatas nem sequer fez nada para avisar ou recuperar a bóia, o que fez com que todas as frotas, excepto um único "super-velejador" tenha, supostamente, feito o percurso correctamente, ou seja, completar um percurso impossível. Pronto, tudo bem, não há problema. Neste dia eu decidi apenas tomar o pequeno-almoço e como não aparentava ter fome não comi mais nada ao longo do dia, até à tarde. Quando decidi comer, comi demasiado rápido o que fez com que o meu estômago se ressentisse e tenha estado com vómitos, chegando mesmo a desmaiar em plena farmácia. Devido a este pequeno incidente decidi não realizar as regatas de Domingo dado que não me sentia em condições para forçar aquele esforço físico que teria que fazer; também não fui para o mar fazer regatas pela incompetência, arrogância e irresponsabilidade da Comissão de Regatas, o que achei bastante desagradável. Apesar das condições em que me encontrava, decidi não ir para dentro de água nesse dia tornando essa mesma atitude um protesto legítimo e pacífico contra uma Comissão de Regatas que no dia anterior não teve em consideração o esforço que os atletas tiveram para efectuar a regata e anulou a mesma evocando motivos, mais que não sejam "estranhos, só para não lhes chamar outra coisa, e como no Domingo tive que me levantar às 07:00h da manhã para às 09:00h sair para o mar, conforme nos tinha sido solicitado pela Comissão de Regatas alterando a hora da primeira regata, como já se tinha sucedido no dia anterior, essa mesma Comissão entendeu que os Laser 4.7 e a sua frota de 29 velejadores não eram importantes o suficiente e como tal à referida hora içaram a bandeira "D" para a frota Standard e Radial, visto ser nesta última frota que lá estavam as "estrelas" e tendo estas duas frotas realizado três regatas com condições extremamente razoáveis, tendo a frota de 4.7 ficado à espera que o Excelentíssimo Sr. Presidente da "Comissão de Regatas" se lembrasse de enviar a frota para a água já quando as condições atmosféricas, em termos de vento e ondulação, eram desaconselháveis para a realização de qualquer regata. Sendo assim, mais de metade da frota, incluindo-me, ficou em terra, não tendo realizado a dita regata de 10 minutos, sendo esta atitude entendida como um protesto à conduta incorrecta da "comissão de regatas". Quanto a este assunto não tenho mais nada a acrescentar. É de realçar que tomei esta atitude em conjunto com o meu treinador, mesmo estando eu no primeiro lugar da classificação geral provisória. Porque realmente custou-me fazer 700 km para realizar regatas e o que acho que foi feito foi uma falta de respeito para com os velejadores e quem os acompanha.

Até à próxima regata e peço imensas desculpas por tanta conversa e pela tremenda demora a escrever esta notícia, dado que já se passou mais que uma semana.
Agradecia desde já que comentassem esta notícia e dessem a vossa opinião a este meu desagrado pessoal.
Bons ventos.

1 comentário:

  1. OLá,

    esse campeonato foi algo esquisito por parte da comissão de regatas.

    começou por termos imenso vento na sexta e só fazermos uma regata (na qual, falo por mim, uma autentica desgraça), alteraram a hora do 1º sinal de aviso para umas incriveis 10 da manha de sabado, no qual fomos para dentro de água para fazermos uma regata e ser anulada.

    No domingo (para os laser radial) foi onde se acabou por fazer alguma coisa de jeito.

    Bem para mim, no final até acabei com uma classificação, mas nao gostei da atitude do júri de fazer regatas "à vez".


    Enfim, resumindo foi uma "tristeza" de campeonato, mas melhores virão.

    Beijinhos,

    Miguel Gomes (filho)
    POR - 170969

    ResponderEliminar