quarta-feira, 6 de maio de 2009

Campeonato Nacional de Splash - 1,2 e 3 de Maio 2009 - Albufeira

Decorreu nos dias 1, 2 e 3 de Maio o Campeonato Nacional de Splash no MYCA (Marina Yate Club Albufeira), no qual eu participei a título de convite, prova que correu dentro das minhas expectativas visto que já tinha tido contacto com esta embarcação por já ter anteriormente realizado duas provas nacionais e o Campeonato Mundial de Splash em 2008, no qual terminei na frota de ouro, que decorreu em Tavira. Senti-me confortável e sem grande esforço físico, mais tentando fazer as regatas tecnicamente correctas.
No primeiro dia realizámos duas regatas de intensidade média de 10 nós, com alguma, mas não muita, ondulação, e com alguns saltos de vento. Duas regatas estritamente técnicas e tendo em conta o peso de alguns dos velejadores, de muita paciência. Neste dia acabei a primeira regata em primeiro lugar e na segunda regata acabei em quarto lugar também devido a uma boa largada mas um posicionamento errado na linha, dado que estava a “dar” mais da bóia enquanto que eu larguei do barco da comissão em primeiro lugar mas houve um salto de vento que eu não apanhei enquanto velejava em direcção a terra e um pouco mais chegada à mesma. Na geral do mesmo dia classifiquei-me no terceiro lugar, empatada com o segundo e a apenas um ponto do primeiro lugar.
No segundo dia o vento soprava bastante forte, rondando os dezoito e os vinte nós, com muita ondulação e uma técnica elevada para “combater” a vaga grande e curta. Ainda chegámos a sair do sítio onde os nossos barcos se situavam, embora quando estávamos quase a sair a barra o júri passou por nós mandando-nos regressar de imediato porque a bandeira “D” ainda não tinha sido içada. Felizmente não nos aconteceu nada. Voltámos a pôr os barcos em segurança e quietos nos respectivos lugares, velas em baixo, aguardando por uma resposta do júri enquanto que o nosso responsável foi falar com o mesmo para saber se nós realmente íamos realizar regatas nesse mesmo dia. O júri pensou bem e chegou à conclusão que o melhor era a classe Splash ficar em terra, e assim foi.
Nessa mesma tarde houve uma alteração no quadro de avisos e as regatas do dia seguinte iam começar uma hora mais cedo.
No terceiro dia o vento estava basicamente o mesmo que no dia anterior mas creio que o vento estava um pouco mais forte que no Sábado. Pensávamos nós que não íamos para dentro de água mas não foi o que aconteceu. Neste dia realizámos mais duas regatas porque esse era o mínimo necessário para o campeonato ser válido. Neste dia classifiquei-me em primeiro lugar na primeira regata e em segundo na segunda regata, classificando-me assim em primeiro lugar da geral.
Sagro-me desta vez campeã nacional absoluta e campeã nacional feminina, com destaque.
Agradeço muito à Organização e à Comissão de Regatas que foram muito prestáveis e tiveram uma prestação bastante agradável a meu ver, dado também que o Marina Yate Club Albufeira é relativamente novo, embora as condições não sejam as ideais mas para lá caminham.

Desejo-vos uma boa continuação de época e bons ventos para todos.