domingo, 1 de março de 2009

XXXV Semana Internacional de Vela do Carnaval de Vilamoura 2009, breve apreciação do torneio do meu ponto de vista

Após a participação na 35ª Semana Internacional de Vela do Carnaval de 2009 disputada em excelentes condições para a prática da modalidade, considero os resultados obtidos bastante razoáveis e em franca evolução para tentar este ano obter o melhor resultado possível a nível nacional dentro da classe Laser 4.7, tendo em conta o elevado nível principalmente técnico da "armada espanhola" que se apresentou na regata, entre os quais velejadores e velejadoras já inseridos no regime de alta competição da Federação Espanhola de Vela.
O 1º dia de regatas estava bastante favorável para as minhas capacidades, dado que sinto-me muito mais à vontade com os ventos médios/fortes para demonstrar a mim própria do que sou capaz. O vento rondou os 15/16 nós de velocidade com ondas largas e irregulares, por vezes mostrando alguma dificuldade de manobra, embora superável; completámos as 3 regatas previstas do dia: na 1ª obtive um 5º lugar, na 2ª um 4º lugar e na 3ª, um pouco mais cansada, um 9º lugar, mantendo-me em 5º lugar da geral absoluta liderada pelo espanhol Daniel Galán.
O 2º dia de regatas manteve-se praticamente igual ao 1º dia, embora um pouco mais "solta" dos nervos com que estava logo no início do 1º dia. Na 1ª e na 2ª regata consegui dois 3ºs lugares e na 3ª novamente um 9º lugar, mantendo-me assim em 5º da geral assim dominada pelo espanhol Daniel Galán.
No 3º dia esperava-se apenas realizar 2 regatas porque a maioria dos velejadores tinham ainda muitos quilómetros para realizar de volta às suas casas; o vento apresentou-se fraco e extremamente irregular e inconstante quanto à sua direcção. A 1ª regata foi logo iniciada com uma "bandeira negra", ou seja, no último minuto ninguém pode estar fora da linha de largada senão arrisca-se a levar com um BFD (Black Flag Desqualification), e eu fui, infelizmente, apanhada desprevenida e fui desqualificada dessa regata levando um BFD, mesmo sendo chamada geral, onde pude avistar o meu número (186205) no quadro dos júris. Assim sendo não pude realizar a primeira regata. Na segunda regata obtive um "miserável" 17º lugar, embora nas classificações tenha aparecido 14º (porque duas embarcações que tinham terminado à minha frente tinham sido desclassificadas pela mesma razão que eu fui na primeira regata), o que me garantiu o 5º lugar da geral.
Senti bastantes dificuldades na popa em relação aos espanhóis, dado que apenas eles me davam uma luta bastante agressiva nesta mareação e onde me faziam ficar completamente estupefacta com a velocidade que eles conseguiam levar fazendo com que o meu barco parecesse estar literalmente a "afundar". Esse é um dos próximos objectivos a concretizar, melhorar a popa.
E aqui está um pequeno resumo desta prova.

Para visualizar as classificações pode clicar no seguinte link:
http://www.carnivalregatta.com/4.7_geral.htm