segunda-feira, 26 de abril de 2010

Campeonato de Portugal de Juniores em Portimão - 21 a 25 de Abril 2010

O último dia dos Campeonatos de Portugal de Juniores e Absoluto fica marcado pelo vento fraco e muito instável de direcção que apenas permitiu a realização de uma regata.
Nos Laser Standard (a única classe com o título absoluto em disputa), Rui Silveira, da Associação Desportiva de Oeiras, alcançou o tão desejado título deixando Tiago Morais e Afonso Leite, ambos do Clube Naval de Leça, nos 2º e 3º lugares, respectivamente.
Em Laser 4.7, o pódio foi totalmente ocupado por velejadores do Clube Naval de Portimão. Pedro Roque triunfou, superando Gonçalo Gabriel e Gonçalo Pires. A melhor feminina foi Maria Pinheiro de Melo, do Ginásio Clube Naval de Faro, na 7ª posição da geral seguida de Margarida Gil Morais, do CIMAV (9ª da geral) e de Joana Cassiano, do G.C.N. Faro, 13ª.
António Mourão, da Associação Desportiva de Oeiras, sagrou-se Campeão de Portugal de Laser Radial, terminando com 12 pontos de vantagem sobre Andreas Kossack, do Clube Naval de Portimão. Martim Pinto, da A.D. Oeiras, foi 3º. No sector feminino, vitória de Inês Sobral, do Clube Náutico de Tavira. Rita Rosário, também do C.N. Tavira, e Inês Petiz, do Clube Naval de Leça, fecharam o pódio.
Nos 420, João Villas Boas/Tomás Camelo, da Associação Naval de Lisboa, dominaram e conquistaram o título. Manuel Cunha/António Tinoco, do Yate Clube do Porto foram 2º classificados e Patrícia Costa/Filipa Barros, do Clube de Vela do Barreiro terminaram na 3ª posição, triunfando em femininos.
Em águas algarvias estiveram 112 velejadores juniores e 6 seniores, num total de 97 barcos de quatro classes.
A organização da prova é da Federação Portuguesa de Vela em conjunto com a Associação Regional de Vela do Sul e o Clube Naval de Portimão.






Decorreu na semana passada o Campeonato de Portugal de Juniores em Portimão. Estiveram óptimas condições para realizar regatas, ocorrendo apenas alguns imprevistos em certos dias, o que não deixou de possibilitar um campeonato bastante completo com bastantes saltos de vento e diferenças de intensidade, o que deu para todos os velejadores poderem "mostrar-se" nas condições em que melhor se sentiam.


A regularidade fez-se sentir entre os velejadores tal como a pressão e a competitividade em que nos encontrávamos.


O que tenho a dizer, em relação a este campeonato, é que me sinto bastante orgulhosa de mim própria e da evolução que consegui obter adequando-se à vela em que navego agora e à evolução que eu senti ao longo deste campeonato.


Foi uma regata bastante gratificante, que me deu acesso ao Mundial de Juniores de Laser Radial, em Inglaterra, e que me possibilitou, também, a participação no Mundial de Juniores da ISAF, na Turquia.


Agora é treinar bastante para a série de campeonatos que se seguem de alta importância, nos quais espero finalizar com uma excelente classificação.


Obrigada.